terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Workshop de overlapping com os mestre, Tita e Leandro (Flamengo 81)

Neste post em homenagem ao timaço do Flamengo que acompanhei de perto (tinha 15 anos de idade na época), tanto no Maracanã, como no estádio do Caio Martins, registro aqui a bela jogada de ultrapassagem (O overlapping de Claudio Coutinho) entre Tita e Leandro, no segundo da partida em que o rubro-negro carioca venceu o Liverpool pelo placar de 3 a 0, e se consagraou campeão intercontinental de 1981.

Um lance que arrancou muitos aplausos das arquibancadas. Você pode conferir este belo exemplar de overlapping no tape integral daquela decisão em Tóquio, quando o vídeo estiver em: 1:07:48



No dia seguinte após a histórica conquista no Japão, o jornal O Globo publicou o depoimento dos protagonistas daquele lance que encantou o estádio e o mundo, e que poderiam juntos, ter tornado aquela seleção brasileira de 82 ainda mais competitiva e fantástica dentro da Copa do mundo da Espanha:Confira os flagrantes da jogadaça combinada entre Tita e Leandro:

“A jogada que mais espanto causou aos torcedores japoneses não foi nem de Zico, nem de Nunes, os dois destaques da partida na opinião dos jornalistas e organizadores da partida. A jogada que arrancou um “Ooooohhhhh” de admiração, foi um overlapping de Tita e Leandro, já no segundo tempo:

- Poxa, pensei que fôssemos ganhar um carro só por causa daquele lance. A torcida, pelo menos, endoidou. E os beques ingleses também. O tal Thompnson e o tal Lawrenson estão procurando a bola até agora. Vieram secos em cima de mim e, quando deram conta, o Leandro já ia longe, livre, pela linha de fundo.

Satisfeito, Tita lembrava o lance. Foi uma ameaça de drible, um balançar de corpo e o toque rápido, curto, para Leandro, que passava por trás, na corrida:

- Desde os tempos de Coutinho que treinamos este tipo de jogada. O Toninho, inclusive, a fazia com perfeição e, de tanto olhar e treinar, acabei aprendendo. Eu e Tita, hoje em dia, a executamos bem – disse Leandro.

No final, os dois concluíram:

- Lá pela direita, juntos, fazemos o diabo. Até que o Telê podia se empolgar e levar a dupla junta para a seleção, não?"