quarta-feira, 19 de junho de 2013

Saiba mais sobre o meia Santiago Montoya novo reforço do Vasco


 

O meia colombiano Santiago Montoya Muñoz, 21 anos, passou 6 anos nas divisões de base do Club Atlético Nacional da cidade de Medelín, antes de chegar ao argentino All Boys, onde atuou por 3 anos. Montoya debutou na primeira divisão portenha no dia 06 de outubro de 2012 diante do San Martín de San Juan, em partida válida pela décima rodada do torneio Inicial, substituindo na segunda etapa, o companheiro Francisco Martínez.

O Montoya teve as melhores oportunidades no time profissional do All Boys nesta segunda metade do campeonato argentino, temporada 2012/2013.  Na primeira rodada do Torneio Final, jogou os 45 minutos finais do empate em 1 a 1 com o Godoy Cruz. Depois de ser banco também na segunda rodada, o garoto Santiago Montoya Muñoz não só foi titular pela primeira vez desde que chegou aos profissionais, como também, um dos principais destaques do All Boys na vitória por 2 a 0 pra cima do Boca Juniors, atuando como homem de ligação dentro sistema tático 4-3-1-2 da equipe dirigida pelo técnico José Pepe Romero. Além de não tomar conhecimento dos dois volantes xeneizes, Leandro Somoza e Ribair Rodríguez, o jovem meia cafetero ainda deu uma bela assistência para o gol do companheiro Ahumada.

Se foi "nota 8" diante do Boca, Montoya foi "6" na derrota para o Tigre e nas vitórias sobre o Independiente de Avellaneda e Belgrano de Córdoba, mas sempre sendo um dos principais nomes do seu modesto time.

Montoya é um meia veloz que costuma se movimentar por todo o campo defensivo adversário, gosta de encarar o mano a mano para aplicar dribles curtos e investe muito no aperfeiçoamento dos arremates de fora da área, principalmente em lances de bola parada, como no belo gol de canhota que marcou em cobrança de falta nos 4 a 1 do All Boys pra cima do Brown de Adrogué, em partida válida pela Copa Argentina.

“Colômbia” ou “Colo”, apelidos que Montoya ganhou nas divisões de base do All Boys, também pode atuar como meia pelo lado esquerdo da linha de 3 de um 4-2-3-1 ou como segundo atacante, em um 4-4-1-1.

 Canhota na bola e belo gol de Montoya Muñoz, em partida válida pela Copa Argentina:



Melhores momentos da ótima atuação do camisa 24 do All Boys contra o Boca Juniors:


Este vídeo ressalta flagrantes do papel executado pelo jovem Montoya Muñoz como o meio-campista responsável por ser o protagonista no último passe para servir os dois homens de frente do All Boys. Posicionado por dentro, como meia de ligação, mas caindo pelo lado esquerdo do ataque, configurando a variação tática do 4-3-1-2 de referência para o 4-4-2 com posse de bola, quando o meia colombiano recebia a pelota pela beirada esquerda do campo durante a transição ofensiva do All Boys.
Campinho tático referente ao posicionamento de Montoya como homem de ligação dentro do 4-3-1-2 do All Boys diante do Boca Juniors:
 
 
Teipe na íntegra!
Montoya atuando como atacante de lado de campo no 4-3-1-2 do All Boys na vitória por 2 a 1 sobre o Newell’s Old Boys, em partida válida pela 16 rodada do torneio Final argentino.
OBS: A função de enganche (homem de ligação) foi exercida por Brian Sarmiento, jogador que passou a ser o preferido do técnico Pepe Romero para executar tal tarefa. E Sarmiento vem se destacando desde então: