sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Por Pétric Moreno: O que o Flamengo precisa saber sobre o León


O León F.C. é o atual campeão mexicano
 
Tita, ídolo naquele Flamengo Mágico da primeira metade dos anos 80, também é ídolo da torcida do León. Com a camiseta de "los Panzas Verdes" foi jogador e campeão na década de 90, e técnico entre 2010 e 2011. Tita prometeu que estará no estádio do León acompanhando de perto a peleja entre o seu primeiro clube e aquele que foi o segundo time que mais atuou na carreira.
Foto: mmdeportes
 
Por Pétric Moreno
O Club León F.C vem se apresentando como uma das melhores gestões do futebol mexicano. Usam a política de poucas contratações e manutenção de elenco. O técnico uruguaio Gustavo Matosas tem deixado claro que vai dar maior importância para a Libertadores 2014 do que deu na edição anterior, quando caiu na primeira fase.
O  León tem uma transição bem veloz, usa principalmente o lado esquerdo, seu setor mais forte. Embora tenha sido mais forte até dezembro de 2013, quando o colombiano Hernan Burbano ainda fazia parte do elenco, hoje, contando com o também colombiano, Ivan Loboa e o mexicano Elías Hernández, o lado esquerdo do León continua sendo uma perigosa arma contra os seus adversários.
O trio de meia cancha é muito bom. Vázquez, Montes e Peña, todos finalizam muito de média e longa distância, finalizam com qualidade. Carlos Alberto Peña, que atua mais na contenção, é o que podemos chamar de meio-campista mexicano da atualidade: infiltra, finaliza e dá assistências. O camisa 10 Luís Montes é mais cerebral, canhotinho, habilidoso e perigoso na bola parada.

O capitão do primeiro adversário do Flamengo na Libertadores 2014 (12/02) é o experiente zagueiro Rafa Márquez, que atuou no catalão Barcelona entre 2003 e 2010, e desde 1997 defende a camiseta da seleção do México.

Para a partida amistosa do dia 29 de janeiro contra a Coréia do Sul, o técnico Miguel Herrera, comandante do selecionado mexicano, convocou 4 jogadores do León: o zagueiro Rafa Marques e os meio-campistas Carlos Peña, Juan José Vázquez e Luis Montes.

O setor de ataque é forte e composto pelo uruguaio Matías Britos (tecnicamente regular, mas boa colocação) e Mauro Boselli, ex- Boca Juniors e Estudiantes de La Plata, clube onde foi protagonista, artilheiro (8 gols) e campeão da Libertadores 2009 e artilheiro do torneio Clausura argentino em 2010, quando assinalou 13 gols em 14 partidas. Boselli também é bastante lembrado pelo belo gol de cabeça que marcou no Barcelona de Guardiola e Messi na decisão do Mundial de Clubes da FIFA, edição 2009.

Confira o gol de Boselli contra o Barcelona



 Os reservas da dupla Britos & Boselli, são: Arizala (muita força física, pouco cérebro), Maz (finalizador nato) e Sabah (boa presença de área).


Goleadores do clube verdiblanco nos últimos três torneios

Jogadores           Gols    Torneios              

Matías Britos     17           3
Mauro Boselli   16           1
Carlos Peña       15           3
Luis Montes       10          3
Sebastián Maz    9           3
 

O goleiro William Paul Yarbrough é um ponto que o Flamengo pode explorar, pois é um goleiro que tem muitas dificuldades com a bola aérea, muitas mesmo. Um goleiro jovem, 24 anos, oscila bastante, e que apresenta esta debilidade aparente.

Os laterais titulares, são: José Jonny Magallón e Edwin Hernández.

Flagrantes táticos


O sistema tático de referência do time treinado por Gustavo Matosas é o 4-4-2 com duas linhas de 4 bem próximas. De posse da bola, o 4-3-3 é a referência durante a transição ofensiva. Um triângulo de meio-campo formado por dois volantes e um meia. Vázquez pelo lado direito (mais contido, protegendo de perto seus defensores), Peña pelo lado esquerdo e Montes o mais adiantado dentro do campo contrário.

 

 

Conforme o jogo se desenvolve, Peña aparece muito na frente como um autêntico armador, pela qualidade que tem com a pelota nos pés. Cerca de 90% das jogadas do León nascem dos pés de Peña e Montes. Contexto tático percebido por Antônio "El Turco" Mohamed, ex-Tijuana e atual treinador do América, que conseguiu bater o León no atual torneio Clausura ao escalar dois volantes de ofício em cima da dupla criativa do DT Matosas. Portanto, anular o centro de criação das jogadas (Montes e Peña) é de vital importância para o Flamengo.
 


  


Nos três primeiros jogos do Clausura 2014, quem atuou como titular pelo flanco esquerdo foi Elias Hernández, e não o Loboa. Um Elias Hernández bem adiantado, como um ponteiro nato, assim que seu time se faz detentor da posse de bola.

Confira, na íntegra, as duas vitórias do León sobre o Club América, time atual do argentino Rubens Sambueza, na decisão do título do torneio Apertura 2013. No placar agregado: León 5x1 América.


León 2x0 América, no estádio Nou Camp León, Guanajuato, em 12/12/2013


Primeiro tempo



Segundo tempo




 América 1x3 León, no estádio Azteca, em 15/12/2013

 



Melhores momentos da partida

 




 *Pétric Moreno é formado em Educação Física, técnico de futsal, radialista e especialista em futebol mexicano.



 

 
 

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Breve post sobre o argentino Alan Ruiz novo reforço do Grêmio

 
O Grêmio acaba de contratar por empréstimo de 1 ano (pagou 400 mil dólares. Valor do passe na casa dos 5 milhões) o jovem Alan Ruiz, 20 anos, 1.83m, canhoto habilidoso, promissor meia/atacante argentino.
O futebol de Ruiz se destacou no Gimnasia y Esgrima La Plata(2011/2012) e seleções de base (sub 18 e sub 20), em jogadas de contragolpes quando protagonizou lances em que partiu do seu campo defensivo com bola grudada no pé, buscando o mano a mano, chamando a falta ou ainda, ao receber passes na intermediária contrária e executando arremates de fora da área ou efetuando assistências pela faixa central ou pelos lados do campo ofensivo.

Na última rodada do torneio Inicial, temporada 2013/2014, no empate em 0 a 0 com o Vélez, resultado que garantiu ao San Lorenzo o caneco de campeão, Alan Ruiz (atuação discreta/nota 4 no Olé) formou dupla de ataque com o também jovem promissor Angel Correa, dentro do 4-1-3-2 aplicado pelo DT Juan Antônio Pizzi. Ruiz atuou em 10 das 19 rodadas e não marcou gols no Torneio Inicial 2013.

Alan Ruiz chegou ao San Lorenzo no segundo semestre de 2012 (após lesão de Romagnoli), quando o time do Papa Francisco I e do ator norte-americano Viggo Peter Mortensen ("Appaloosa")  pagou ao Gimnasia LP a quantia de 2.360.000 pesos por 80% do seu passe. 
Confira nos campinhos táticos a seguir:
Alan Ruiz atuou com a camiseta do San Lorenzo de Almagro em 39 partidas.
 
Confira três gols marcados por Ruiz:

 

 

 
 
 
Confira lances protagonizados pelo novo reforço argentino do tricolor gaúcho: