sábado, 9 de maio de 2015

09 de maio: Parabéns, Carlinhos Violino




Foto: Acervo da Gazeta Press
Brasileirão de 1993, segunda fase, primeira rodada. Vanderlei Luxemburgo, técnico do Palmeiras e Carlinhos Violino, comandante técnico do Guarani de Campinas, flagrados no momento do tal cumprimento protocolar que antecede o apito inicial.


Luiz Carlos Nunes da Silva, o eterno Carlinhos Violino do Clube de Regatas do Flamengo, nasceu no dia 09 de maio de 1937*. 

O ex-atleta e técnico de consagradoras conquistas com o manto sagrado do rubro-negro carioca, deu aos torcedores do Guarani de Campinas, um precioso e inesquecível presente, no dia em que completou 59 anos de idade.

No comando técnico do Guarani de Campinas, Carlinhos conseguiu interromper uma invencibilidade do Palmeiras de Vanderlei Luxemburgo (DT), Cafu, Djalminha, Rivaldo, Muller e Luizão, que já registrava 30 jogos sem contato com o gosto amargo de uma derrota. 
Foi a quinta vitória consecutiva do Bugre de Carlinhos Violino dentro daquele campeonato paulista. Entretanto, o treinador carioca deixou o Guarani logo após o histórico feito e retornou ao Rio de Janeiro para comemorar seu aniversário ao lado da família.



*Carlinhos nasceu no dia 09/05/1937, mas só foi registrado seis meses depois, em 19 de novembro.


Ficha da histórica partida:


Guarani 1 x 0 Palmeiras
Campeonato Paulista – 2o. Turno

Local: Brinco de Ouro da Princesa - Campinas-SP
Data: 09/05/1996 
Horário: 21h40
Árbitro: Sidrack Marinho dos Santos (SE). Assistentes: Rubens José Forte (SP) e Válter José dos Reis (SP).

Gol:  Sílvio, de cabeça, aos 40 minutos da primeira etapa, após cruzamento de Dinei, efetuado pelo lado esquerdo da grande área palmeirense.

Renda: R$ 171.705,00
Público: 14.327 pagantes
Cartão Vermelho: Gutemberg (Guarani), com 1 minuto de bola rolando no 2o. tempo.


Guarani: Paulo César; Índio II (Goiano), Renato Carioca, Paulão e Júlio César; Fernando, Valdeir, Fabinho e Gutemberg; Dinei (Fernandinho) e Sílvio (Lira). 
Técnico: Carlinhos Violino.

Palmeiras: Velloso; Cafu, Sandro, Cléber e Júnior (Elivelton); Galeano (Marco Osio), Flávio Conceição, Djalminha e Rivaldo; Müller e Luizão (Reinaldo). 
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.



Relembre momentos importantes da partida:


Naquele mesmo 09 de maio, o Flamengo de Joel Santana, Mancuso e Romário, perdeu de 3 a 2 para o Internacional, em Porto Alegre. Na peleja válida pela Copa do Brasil, a torcida do Mais Querido viu ser interrompida uma invencibilidade de 28 jogos. A última derrota - e o Apolinho WR era o técnico rubro-negro - havia sido os 2 a 0 aplicado pelos argentinos do Independiente de Avellaneda, em 29/11/1995, primeira partida da finalíssima da Supercopa dos Campeões da Libertadores da América.

As quatro vitórias daquele Guarani do técnico Carlinhos Violino, antes da exitosa jornada diante do Palmeiras, foram:

- 21/04: Portuguesa 0 x 1 Guarani.
- 27/04: Guarani 1 x 0 Corinthians.
- 01/05: Ferroviária 1 x 2 Guarani.
- 05/05: Guarani 2 x 1 Novorizontino.