sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Messi é convocado - Confira lista de Bauza para jogos contra Uruguai e Venezuela

Ás 18 horas desta sexta-feira, 12 de agosto de 2016, o site da AFA divulgou a lista dos jogadores convocados pelo novo técnico da seleção argentina, Edgardo Bauza, visando os dois próximos compromissos válidos pelas eliminatórias da Copa do Mundo 2018.
 
No dia 01/09, às 20h30, em Mendoza, o selecionado albiceleste receberá o escrete do Uruguai. E, dia 06/09, às 19h30, como visitante, a Celeste y Blanca irá encarar os venezuelanos.
 
Lionel Messi segue, não abandonou a seleção argentina um jogo sequer. Está na lista e deverá jogar as duas próximas pelejas.

As surpresas: Lucas Pratto (Atlético Mineiro) e Lucas Alario (River Plate).

Gonzalo Higuaín, primeiro nome bancado por Bauza, assim que o ex-DT do São Paulo FC assumiu o comando técnico da seleção argentina, pediu dispensa por não se encontrar na plenitude de sua forma física.
 
Os convocados:
 
Goleiros:
Sergio Romero (Manchester United), Mariano Andújar (Estudiantes) e Nahuel Guzmán (Tigres)
 
Defensores: Facundo Roncaglia (Celta), Mateo Musacchio (Villarreal), Ramiro Funes Mori (Everton), Emmanuel Mas (San Lorenzo), Marcos Rojo (Manchester United), Martín Demichelis (Espanyol), Pablo Zabaleta (Manchester City), Gabriel Mercado (Sevilla), Nicolás Otamendi (Manchester City).
 
 
Meio-campistas: Matías Kranevitter (Atlético Madrid), Javier Mascherano (Barcelona), Lucas Biglia (Lazio), Augusto Fernández (Atlético Madrid), Ever Banega (Inter), Javier Pastore (PSG), Erik Lamela (Tottenham), Nicolás Gaitán (Atlético Madrid), Ángel Di María (PSG).
 
 
Atacantes: Lionel Messi (Barcelona), Ángel Correa (Atlético Madrid), Lucas Pratto (Atlético Mineiro), Sergio Agüero (Manchester City), Paulo Dybala (Juventus) e Lucas Alario (River).

Esboçar uma possível escalação e provável desenho tático desta seleção argentina de Edgardo Bauza ainda não é tarefa das mais fáceis.
Pensando naquele San Lorenzo que Patón levou ao título da Copa Libertadores 2014, podemos ao menos especular.
Nos campinhos táticos abaixo, temos primeiro: o Ciclón no 4-4-2, com muita projeção dos laterais, com participação constante do segundo volante (Ortigoza) nas tramas ofensivas, os dois meias (Romagnoli era o titular na vaga que ocupou Kalinski) buscando a faixa central do campo contrário quando time detém a pelota, e o menino Ángel Correa com movimentação intensa entre a segunda linha de 4 e Blandi, o homem de referência no ataque cuervo.

No segundo campinho tático, uma possível seleção albiceleste que poderá emular o desenho (4-4-2) e as mesmas movimentações das peças, com a destacada diferença de que um Augusto Fernández pode aprofundar mais o jogo pelo flanco direito do que o Kalinski no San Lorenzo, fazendo com que o Zabaleta (ou Mercado) se projete menos no campo ofensivo do que o Rojo (Emmanuel Mas).
 
PS: O mesmo desenho tático (4-4-2) aplicado por Bauza quando dirigiu sua LDU contra o adversário mais qualificado que enfrentou nos períodos em dirigiu o time equatoriano. Refiro-me ao ano de 2008, decisão do mundial de clubes da FIFA, quando vendeu caríssimo a derrota (0x1) para um gigantesco Manchester United de Cristiano Ronaldo, Tévez, Van Der Sar, Evra e Rooney, autor do único gol da peleja.
Na oportunidade, Patón escalou o conterrâneo Damian Manso, seu jogador mais criativo, como um segundo homem de frente, quando o time inglês detinha o couro. Assim como ele poderá escalar La Pulga se optar pelo 4-4-2 (4-4-1-1).