terça-feira, 15 de maio de 2012

Flagrantes táticos da La U na histórica classificação para as quartas de final da Libertadores 2012

La U 6x0 Deportivo Quito (10/05/12)
Jogo da volta válido pelas oitavas de final da Copa Libertadores 2012
Estádio Nacional Julio Martír (Santiago / Chile)

A equipe chilena comandada pelo DT argentino, Jorge Sampaoli, se apresentou taticamente a partir de um 3-1-3-3. Confira:

*Paulo Cezar Magalhaes é volante, mas compôs linha de 3 na zaga chilena ao lado de Rojas e Mena

A La U também variou sem a bola para o 3-4-3 e 4-3-3, com o volante Marcelo Díaz aprofundando o seu posicionamento defensivo para compor uma linha de 4 a frente do goleiro Johnny Herrera. A equipe chilena marcou pressão, ora com 6, ora com 7 jogadores pressionando o adversário dentro da intermediária oposta.

De posse da bola a Universidad de Chile apresentou o 3-3-4 e até o 2-3-5 no primeiro tempo de partida quando construiu o placar de 3 a 0, com 8 jogadores protagonizando seguidas linhas de passe no campo defensivo do Deportivo Quito.
No 3-3-4, Díaz aprofundava seu posicionamento se colocando entre Rojas e Magalhaes, liberando Eugenio Mena para o apoio. Independentemente do posicionamento que ocupou, Marcelo Díaz foi o principal articulador da transição ofensiva da La U.
Vale ressaltar que Matías Rodríguez foi mais volante do que lateral ou ala, pois trabalhou mais por dentro, tendo como referência a meia direita.
O meia argentino Gustavo Lorenzetti, aniversariante do dia, atuou como um "falso nove" e foi o responsável por duas belas assistências à Junior Fernandes, autor dos 2 primeiros gols da partida.

Na segunda etapa o camisa 23 e volante, Sebastian Martínez entrou no lugar do também volante, Guillermo Marino. Como Martínez atuou na zaga e não na meia cancha, o 4-3-3 passou a ser o desenho tático de referência da La U. Esta opção tática adotada pelo DT Sampaoli possibilitou um aumento das projeções ofensivas por dentro do volante central Marcelo Díaz e do camisa 14 Magalhaes pela beirada direita do gramado. 
Ao retornar do intervalo com 3 gols na frente, a La U diminuiu a pressão na saída de bola equatoriana, recuou as suas linhas e passou a investir mais (não apenas) nos contragolpes.

Confira o campinho tático da Universidad de Chile no segundo tempo, quando ainda marcou mais 3 gols:

* Sebastian Martínez é volante, mas atuou formando dupla de zaga com o capitão José Rojas

Confira os 6 gols da La U:
Detalhe - No terceiro gol da Universidad de Chile, marcado por Marcelo Díaz, os 10 homens de linha da equipe chilena ocupavam o campo defensivo do Deportivo Quito

Nenhum comentário: