Deportes Iquique 1x2 Peñarol (Grupo 4)
13 de fevereiro de 2013
Partida válida pela primeira rodada da segunda fase da Copa Libertadores da América.
O Grupo 4 conta ainda com o Emelec do Equador e o Vélez Sarsfield da Argentina.
Deportes Iquique: Rodrigo Naranjo; Juan Fernández, Cristián Grabinski, Rodrigo Brito, Nicolás Ortiz; Fernando Manríquez (m.79, Misael Dávila), Víctor Hugo Sarabia (m.61, Álvaro Ormeño), Leonardo Monje (m.60, Sebastián Ereros), Rodrigo Díaz; Edson Puch e Manuel Villalobos.
DT: Cristián Díaz.
Peñarol: Enrique Bologna; Alejandro González, Carlos Valdéz, Darío Rodríguez, Aureliano Torres; Marcel Novick, Carlos Grossmuller (m.61, Matías Aguirre), Fabián Estoyanoff (m.81, Walter López), Sebastián Cristóforo, Marcelo Zalayeta (m.67, Mauro Fernández) e Juan Manuel Olivera.
DT: Jorge Da Silva.
DT: Jorge Da Silva.
Gols: 0-1, m.5: Fabián Estoyanoff (Peñarol). 1-1, m.58: Manuel Villalobos (Iquique). 1-2. m.72: Juan Manuel Olivera (Peñarol).
Flagrantes táticos do Peñarol:
Foto 1
Foto 2
Foto 3
As fotos 1, 2 e 3 são flagrantes do primeiro gol aurinegro:
O Peñarol do DT Jorge da Silva marcou pressão na saída de bola do Deportes Iquique utilizando 5 homens dentro do campo defensivo dos donos da casa, obrigando o time chileno a rifar a bola várias vezes. O lance que originou o gol de Stoyanoff começou com um chutão do goleiro Rodrigo Naranjo que o zagueiro central aurinegro Carlos Valdéz interceptou de cabeça acionando o meiocampista Cristóforo que matou a bola no peito com categoria e de perna direita serviu belo passe ao camisa 11 Stoyanoff por cima da quarto zagueiro e lateral esquerdo adversário, lado direito do ataque uruguaio. O camisa 11 do Peñarol penetrou livre dentro da grande área e com a perna direita ajeitou a bola e bateu forte, por debaixo das pernas de Naranjo.
Um dos desenhos táticos queo Peñarol adotou ao marcar pressão na saída de bola do Iquique foi o 4-1-3-2 (Fotos 1 e 2).
Assim que Valdez recuperou a bola e acionou o camisa 20 Cristóforo o desenho tático se alterou para o 4-3-3 (Foto 3).
Foto 4
Mais um flagrante de parte do 4-1-3-2 aurinegro quando enfiava 5 carboneros dentro do campo defensivo do Iquique marcando pressão na saída de bola chilena.
Foto 5
Sem a bola, o escrete Mirasol também aplicou o 4-3-3. Pressão ainda mais sufocante pra cima dos Dragões Celestes. O flagrante também registra a inversão de posicionamento entre Zalayeta, Stoyanoff e Juan Manuel Olivera, uma prática constante no time dirigido por Jorge da Silva.
Foto 6
Foto 7
As fotos 6 e 7 registram o flagrante de um 4-2-2 do Peñarol quando o time aurinegro (já em vantagem no marcador) cedia terreno para o Deportes Iquique até ultrapassarem a linha média, onde os carboneros passavam a vender caro cada pedaço da cancha usando como principal referência tática defensiva duas linhas de 4 que apresentaram como protagonistas na recuperação de bolas os meiocampistas Marcel Novick* e o jovem (19 anos) Sebastian Cristóforo.
*Marcel Novick é irmão do enganche Hernán Novick, jogador do Fênix (Uruguai) que teria sido oferecido ao Flamengo no começo deste ano.