sexta-feira, 11 de maio de 2018

Mais flagrantes táticos do meio-campista criativo, Lucas Paquetá


Seis frames extraídos da transmissão do canal Sportv, da peleja Flamengo 0 x 0 Ponte Preta, match válido pela Copa do Brasil 2018, partida de ida, no estádio Mário Filho, RJ.


Flagrantes estes, que denunciam (e, confirmam) o Flamengo dirigido por Maurício Barbieri, jovem e “moderno” (“resgaste”, por exemplo, dos anos 70 e 80) atuando a partir de um 433 , aplicando o 4141 quando os contextos dos jogos lhe permite aplica-lo nitidamente, dependendo se rivais optam/conseguem:

01: resposta rápida ou lenta quando roubam (induzem ou contam com o erro do rubro-negro carioca); 

02: contragolpes dos oponentes via bola longa ou na base da troca de passes rente ao palco do encontro;

03: projeção rival através da cobrança longa e vertical de arremessos laterais.


Lucas Paquetá:
Novamente, atuou como homem de criação, assim como Everton Ribeiro. E, fechando a trinca de meia cancha, o colombiano Gustavo Cuéllar, como meio-campista à frente da linha de zaga do Mais Querido.

Sobre o frame 06:
O qualificado e elegante futebol de outra ótima cria do celeiro gaveano, o meio-campista Jean Lucas, entrou no decorrer da segunda etapa e observou-se que ele passou a ter como referência de posicionamento a meia esquerda, na manutenção do 433 de Barbieri. Lucas Paquetá se posicionou a partir da meia direita e, seguidas vezes (com Fla de posse da bola) inverteu com Everton Ribeiro, que com a substituição de Geuvânio por Jean Lucas, passou a ocupar o lado direito do ataque rubro-negro.


PS: Relembrando o que já foi dito sobre o treinador Maurício Barbieri - Um jovem DT (36 anos) estudioso – comparado ao Fernando – que prioriza treinos de intensidade (simular pelejas) e dinamismo – rapidez, verticalidade, o “recebe, ajeita e passa” – preparando o time para por em prática nos certames: a posse de bola através de transição com pelota rente ao chão, de pé em pé, com participação do goleiro e compactação com pelo menos três homens aproximados (formando triângulo) para protagonizarem as tramas ofensivas.


Frame 01


 Frame 02


 Frame 03


 Frame 04



Frame 05



 Frame 06



Nenhum comentário: