quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Provável Once Caldas para a primeira partida contra o Internacional

Segundo o jornalista Ramón Andrés Salazar Vallejo, do diário colombiano “El Tiempo”, o Once Caldas do DT Pompilio Paez, deverá se apresentar taticamente a partir do 4-3-3. Sem a bola dará muita atenção aos lados da sua intermediária defensiva, e de posse da pelota, irá priorizar tramas de contragolpes, explorando bastante as beiradas do campo defensivo Colorado.

Porém, Ramón Vallejo ressalta que o treinador Pompilio Paez costuma guardar surpresas táticas para os seus adversários, já que nem sempre o que ele declara nas entrevistas que antecedem importantes jogos de sua equipe, realmente se confirmam quando a bola começa a rolar (Confira no diagrama tático).

O técnico Pompilio Paez está debutando em competições internacionais, comandando um Once Caldas que perdeu para esta temporada jogadores como, Dayro Moreno, Alexis Henriquez, Elkin Calle e Alexander Mejía. O time colombiano conta para este início de 2012, com os experientes goleiros, Juan Carlos Henao, e Luis Enrique Martínez, e ainda, com os retornos dos paraguaios, Jorge Daniel Núñez e Guillermo Beltrán.

Provável formação do Once Caldas: Luis 'Neco' Martínez; Jamell Ramos, Diego Amaya, Emmanuel Acosta e Mauricio Casierra; Harrison Henao, Mario González e Avimeled Rivas; Jorge Daniel Núñez, John Freddy Pajoy e Guillermo Beltrán (ou Jéfferson Cuero).
DT.: Pompilio Paez

Obs: O Paraguaio, Jorge Daniel Nuñez, apresenta um quadro febril, e ainda passará por uma avaliação final do médico Carlos Alberto Osório, para que seu nome possa ser confirmado entre “los Once de Manizales”, que encaram o Internacional de Porto Alegre hoje à noite, a partir das 22 horas, no estádio Beira-Rio. Como opção para o posto de Jorge Nuñez, o Once Caldas contratou para esta temporada, o meia-atacante, Anthony Tapia, jogador de 24 anos, que apresenta habilidade em jogadas de velocidade, e possui qualidade nos arremates de fora da área.
Diagrama tático ilustrativo baseado no histórico tático recente dos jogadores citados como prováveis titulares para o confronto de logo mais contra o Internacional de Porto Alegre:



O defensor Diego Amaya pode atuar como líbero (O DT Paez também aplica a linha de 3 zagueiros), zagueiro central ou quarto zagueiro. Na lateral direita, recém chegado do Olímpia paraguaio, teremos o experiente Jamell Ramos (30 anos), com passagem pela seleção colombiana sub 20 no Sulamericano disputado no Equador em 2001. A frente da linha de 4 defensores, deveremos ter (também em linha) os volantes, Mario González, Harrison Henao e Avimeled Rivas. Avimeled Rivas tem passagem recente pelo Boyacá Chicó, e chegou ao Once Caldas com a incumbência de substituir Alexander Mejía, volante que agora defenderá as cores do Atlético Nacional.
O paraguaio Jorge Daniel Nuñez, posicionado a frente do citado trio de volantes, será o responsável pela armação de jogadas, por dar o toque criativo nas tramas de contragolpes do Once Caldas, fazendo com que a bola chegue aos dois homens de frente, John Freddy Pajoy e o seu parceiro de ataque que poderá ser o também paraguaio, Guillermo Beltrán, que se posiciona mais por dentro, ou Jéfferson Cuero, que costuma buscar os lados da grande área rival.

O diagrama tático acima parte de um 4-4-2 (4-3-1-2) baseado também, na opção do DT Pompilio Paez, em escalar o centroavante Guillermo Beltrán. Caso a escolha seja por Jefferson Cuero, poderemos ter então, o 4-3-3 indicado pelo jornalista Ramón Andrés Salazar Vallejo, com Jorge Daniel Nuñez atuando (ou Tapia) como um “falso nove”, chegando de trás e se posicionando pelo miolo da zaga Colorada, com Pajoy e Cuero pelos flancos, abrindo a defesa do time brasileiro, e dificultando os avanços dos laterais do Inter.

Nenhum comentário: