terça-feira, 25 de outubro de 2011

Leão no São Paulo: Resumo do que escrevi no twitter e facebook

O técnico Emerson Leão comandou o São Paulo na última conquista estadual do clube,em 2005. E mesmo conquistando o título estadual daquele ano, Leão deixou o São Paulo em condições de conquistar a Libertadores no mesmo ano. Paulo Autuori deu seguimento ao trabalho, e além da Copa Libertadores, também conquistou a Copa Intercontinental ao derrotar o Liverpool pelo placar de 1 a 0, com gol do volante Mineiro.
Sobre o bom começo de Libertadores do São Paulo sob o comando de Emerson Leão, vale ressaltar que muito treinador rotulado como "top" pela imprensa, jura ser quase impossível ir bem no estadual e fazer também uma boa Copa Libertadores, e vice-versa.
Vejo este discurso como a "muleta" dos chamados "grandes treinadores", que repetem este mantra de que o clube tem que escolher uma competição, e usando um termo da moda, focar seus esforços apenas nela.



Foto do elenco campeão estadual 2005:





Campanha do São Paulo dirigido pelo técnico Emerson Leão, campeão estadual de 2005:
45 pontos ganhos em 19 jogos.
14 vitórias; 
3 empates;
Duas derrotas;
49 gols pró;
21 gols contra;
28 saldo de gols.
Artilheiro do time na competição - Diego Tardelli (12gols).


Diagrama tático ilustrativo referente ao 3-5-2 (3-4-1-2) do São Paulo dirigido por Leão na conquista do estadual de 2005:


Esta foi a escalação do São Paulo no empate em 0 a 0 com o Santos. Resultado este que deu o título estadual ao São Paulo com duas rodadas de antecedência:

Rogério Ceni; Fabão,Lugano, e Edcarlos; Cicinho,Mineiro,Josué,e Júnior; Danilo; Grafite e Diego Tardelli.

PS: Ainda participaram daquele título paulista do São Paulo 2005, entrando inclusive no decorrer daquele empate com o Santos, jogadores como: Jean, Marco Antônio (atualmente na Lusa), Renan, o já aposentado atacante Luizão, na época, prestes a completar 30 anos, e Fabio Santos. 



Os números de Leão no São Paulo, entre 2004 e 2005:



* 45 Jogos


* 27 vitórias


* 12 empates


* 6 derrotas


* 103 gols pró


* 46 gols contra


* 68,8 % aproveitamento


* Leão assumiu o São Paulo no segundo semestre de 2004. Pegou a equipe das mãos do técnico Cuca em sétimo na tabela, e a levou até o terceiro lugar no Brasileirão  daquele ano, garantindo vaga na Copa Libertadores de 2005.





Fonte: Portal globoesporte.com


Confira aqui a tabela completa do campeonato paulista de 2005





Imagens da conquista são-paulina no estadual de 2005:






Diagrama tático ilustrativo sobre um possível São Paulo no 3-5-2 (3-4-1-2) para esta reta final do Brasileirão 2011:


Quando sugiro que o técnico Leão poderá se utilizar do "mesmo" 3-4-1-2 que aplicou no São Paulo campeão estadual de 2005, não tenho a pretensão de igualar em qualidade os dois elencos (2005 e 2011).
Os alas da conquista estadual de 2005, Cicinho e Junior, eram também altamente importantes na organização das tramas ofensivas, devido a capacidade técnica (e leitura do jogo) que possuiam para produzirem jogadas por dentro da cancha (como dubles de meias ou em diagonais) auxiliando ao meia armador Danilo, hoje no Corinthians.

Já os atuais encarregados pelos flancos, Pires e Juan, não possuem uma qualidade técnica que lhes permitam oferecer ao treinador sao-paulino a mesma versatilidade tática que os campeões de 2005, Cicinho e Júnior. Talvez o Juan de 2008 no Flamengo tenha produzido algo próximo disso.


Também naquele São Paulo campeão estadual em 2005, Emerson Leão teve mais opções para o ataque,com Grafite,Tardelli,e o experiente Luizão.


Leão tem a sua disposição no São Paulo de hoje, dentre os jogadores que relacionou para a partida de volta contra o Libertad do Paraguai pela Copa Sulamericana 2011, um Luis Fabiano que ainda busca se recuperar na parte física e técnica, Fernandinho, o ainda promessa, William José, e Dagoberto.




Pensando no jogador do atual elenco são-paulino com melhor perfil para organizar as tramas ofensivas do time a partir da meia cancha, o meia Marcelo Cañete, recém recuperado de uma lesão muscular na coxa esquerda que o tirou dos gramados por sete semanas, é o melhor nome a disposição do técnico Emerson Leão. Principalmente, se levarmos em conta a grande possibilidade do novo treinador do tricolor paulista não desejar contar com Rivaldo para o restante deste campeonato brasileiro. Rivaldo sequer foi relacionado para viajar ao Paraguai, e portanto está fora da partida contra o Libertad nesta quarta-feira.
Como geralmente se percebe no jogador argentino, o habilidoso Cañete, também se compromete mais taticamente, quando o seu time está sem a posse de bola, do que os meias de criação brasileiros.



PS: No diagrama tático ilustrativo correspondente ao São Paulo de 2011, não citei como titulares, os nomes de Rivaldo e Dagoberto, devido a postura de corneteiros que estes dois jogadores vem apresentando dentro do clube, o que provavelmente irá prejudicá-los na busca por uma vaga neste São Paulo, a partir de agora dirigido por Emerson Leão. Por isso, e também pelo fato do enganche argentino Marcelo Cañete estar retornando de contusão, citei o Marlos como titular nesta especulação tática que destaco no post.





2 comentários:

Futebol Tático disse...

Renato , o Emerson Leão utilizou no segundo tempo contra o Vasco o 3-4-1-2.Bem previsto pelo senhor.Parabéns.

ZANATA ARNOS disse...

Olá,obrigado pela atenção ao blog!Pena que o Uvini,lesionado,não poderá ser testado por agora, nesta linha de 3 zagueiros.Gostei da explicação do Leão que disse ser esta uma formação tática que permite maior trabalho ofensivo do lateral Pires e aproximação deste jogador do garoto Lucas, pelo lado de campo. Abraço, e boa semana pra ti!