quarta-feira, 15 de maio de 2013

Lançamento da biografia do craque Adílio lota livraria no Rio de Janeiro

Palavras do Adílio: "Amigo Renato Zanata, ontem você sentiu a força de uma parceria em um projeto bem elaborado. Digo a você que parecia um clássico num Maracanã lotado, onde o conjunto de pessoas torcia por um único time: biografia do Adílio, camisa oito da nação, autor Renato Zanata. Essa foi o conceito das famílias que lá estiveram."
 


Na noite de ontem (13), Renato Zanata Arnos lançou a biografia “Adílio – camisa 8 da Nação” ao lado do ídolo rubro-negro. A Livraria da Travessa de Ipanema foi invadida por torcedores, jornalistas e ex-jogadores que formaram uma longa fila para a dedicatória do autor e do biografado.

Dentre os que apareceram para prestigiar o craque estavam o Maestro Júnior, o habilidoso ex-ponta-esquerda Júlio César Uri Geller, o ex-zagueiro Jaime, o ex-meio-campista Gilmar Popoca, o ex-goleiro Fernandinho, com 100 anos completados recentemente, e os jornalistas Sidney Garambone, Raul Quadros e Edson Mauro. Júnior, um dos principais ídolos do clube e da Seleção Brasileira, hoje comentarista de futebol, foi um dos primeiros a chegar. Quem marcou presença também foi a taça do título Mundial Interclubes de 1981, maior conquista do clube.

A história de Adílio muito pouco explorada antes desse livro, ganha requintes de detalhes com fotos raras da infância e da família, somam-se a isso histórias que comovem o leitor. A obra mostra que Adílio é um vencedor fora e dentro dos gramados.

“Adílio – camisa 8 da Nação” esgotou rapidamente e a editora teve que providenciar mais livros para atender a todos os torcedores e admiradores de Adílio. Marcado para começar às 19 horas, por causa do número de pessoas, o evento foi antecipado para às 18h30. A fila em pouco tempo se prolongava da mesa onde estavam Adílio e o autor da biografia, Renato Zanata, até à porta de entrada da livraria. Torcedores de todas as idades compareceram à noite de autógrafos.

Torcedores vieram de todos os lugares. Teve rubro-negro vindo de São Lourenço (MG) especialmente para ter o livro autografado pelo ídolo ao lado da taça do campeonato mundial conquistado pelo Flamengo, emprestada pela direção do clube para que os torcedores levassem uma lembrança de um dos títulos conquistados pelo jogador.

A noite de autógrafo foi uma das mais concorridas na filial da Travessa de Ipanema. O evento só terminou pouco antes da meia-noite. Adílio e o autor do livro, Renato Zanata, autografaram e posaram para centenas de fotos.


Opinião de quem já leu o livro:
 Estive ontem no lançamento do livro do GRANDE Adílio!!! Foi até difícil falar com o Brown, pq muitas pessoas estavam na fila, e ela não diminuia. Mas consegui, dei um grande abraço e desejei tudo de bom! O livro é SENSACIONAL, assim como a história de vida dele! Como eu disse, esse cara foi uma das maiores referências que eu tive com profissional e como pessoa!
E recomendo a leitura à TODOS!!! Vale MUITO a pena!” (palavras do maestro Júnior, via facebook)


Palavras do jornalista Lúcio de Castro, via e-mail: “Fala, Renato! Rapaz, que prazer! O livro e muito, muito saboroso! Especial! Vai além do futebol, passa pelo contexto do auxilio, a Cruzada, enfim...que prazer. Falarei agora no bate bola com muito prazer. Divulgarei porque o trabalho e mais do que merecedor. Parabéns, abs, Lúcio”
Dudu Monsanto, narrador e apresentador dos canais ESPN, via twitter:Já acabei o livro, @rzanata_arnos . Li numa tarde, muitas histórias legais que não conhecia da infância e adolescência do Adílio. Parabéns!”


O escritor e blogueiro (urublog) Arthur Muhlenberg, via twitter: Status: devorando o livro do @rzanata_arnos , Adilio camisa 8 da Nação. Leitura altamente recomendada.


Nenhum comentário: