segunda-feira, 13 de maio de 2013

Galo Forte e Encantador - breve resenha tática sobre time do Mestre Cuca


Atlético Mineiro 3x0 Cruzeiro
Domingo, 12 de maio de 2013
Primeiro jogo válido pela decisão do título Estadual de 2013
Flagrante tático do 4-2-1-3 alvinegro visualizado quando o Galo recuperava o couro
O Atlético Mineiro do Mestre Cuca com seu dinâmico, e consequentemente muito flexível 4-2-3-1, atropelou a Raposa no estádio Independência.
Se sem a bola o Galo foi flagrado no 4-1-4-1,
no próprio 4-2-3-1(sistema de referência), e no 4-2-1-3 (4-3-3, se preferir), sendo este último, o desenho tático protagonista quando a equipe alvinegra recuperava a pelota.


Ronaldinho Gaúcho menos, mas principalmente Bernard, Tardelli e Jô invertem constantemente de posicionamento com um dinamismo absurdo, que não nos permite usar nossas terminologias do ofício com intuito de delimitir e definir previamente as tarefas desenvolvidas na cancha por cada um destes integrantes do quarteto fantástico alvinegro,quando nos atrevemos a analisar taticamente este Atlético Mineiro cada vez maisForte e Encantador. Ou seja, quando, por exemplo, identificamos o 4-2-3-1, flagramos também que nem sempre são os mesmos nomes a ocupar a linha de três ou o comando do ataque. E ao ver o Tardelli recuando para ocupar a beirada direita do campo, ao mesmo tempo em que o Marcos Rocha se projeta por dentro, pelo mesmo setor, como se fora um meia, não tem jeito, o bloqueio defensivo adversário acabará sucumbindo, mais cedo ou mais tarde, ao dinamismo tático implementado pelo técnico Cuca e aos talentos individuais que o treinador ousou escalar na sua equipe.
Diferente, portanto, de um Cruzeiro que se apresentou a partir de um 4-2-3-1 mais óbvio, mais pragmático, com seu sistema tático de referência refém na segunda metade da cancha da previsibilidade dos movimentos do quarteto, Dagoberto, Diego Souza, Everton Ribeiro e Borges. Daí a facilidade encontrada pelo improvisado Gilberto Silva (o volante atuou como zagueiro) e pelo capitão Réver para fazerem uma clara leitura tática dos movimentos executados pelo centroavante Borges.

Nenhum comentário: