segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Se liga, Vasco! Perfil técnico e tático da la "U" que vem por aí!

O Argentino Jorge Sampaoli, DT da la "U"

O último adversário eliminado pela Universidad de Chile nesta Copa Sulamericana 2011 foi o Arsenal de Sarandi.
A la "U" venceu os dois confrontos contra a equipe argentina.
Na primeira partida, na Argentina, vitória da equipe chilena pelo placar de 2 a 1. Na partida de "volta" no Chile, a la "U" venceu por 3 a 0.
No campeonato chileno a Universidad de Chile segue líder do torneio Clausura com 10 pontos de vantagem sobre o Cobreloa, segundo colocado. Confira a tabela:


Diagramas táticos ilustrativos com base nas partidas frente ao Arsenal de Sarandí:

Na partida disputada na Argentina, o DT Argentina da la "U", Jorge Sampaoli repetiu o mesmo time e desenhos táticos que utilizou contra o Flamengo no Engenhão. Confira!


Na partida de volta, no Chile, contra o mesmo Arsenal de Sarandi, e com a vantagem do empate, Sampaoli levou a campo uma Universidad de Chile organizada através do 3-4-3 (3-3-1-3).
Esta formação titular e desenho tático pode variar para o 4-3-3, pois Eugenio Mena poderá também ocupar a lateral esquerda. O time chileno deverá explorar o lado direito da defesa vascaína, com as presenças pelo setor dos jogadores, Mena, Lorenzetti, e o revezamento do trio de atacantes, principalmente Castro e Vargas, realizando diagonais em direção a grande área vascaína. Confira diagrama tático:

O diário chileno "Prensa fútbol" aposta nesta escalação e formação tática destacada no diagrama acima, como a mais provável para a partida desta quarta-feira, em São Januário. Porém, o DT Jorge Sampaoli ainda não definiu oficialmente o time que começará jogando diante do Vasco. A principal dúvida de Sampaoli está em escalar o lateral/ala direito argentino Matías Rodriguez, como tem feito nas últimas partidas fora de casa (como no primeiro diagrama tático), ou optar por 3 atacantes, com a inclusão do argentino naturalizado chileno, Gustavo Canales.
Outra possibilidade seria escalar Matías Rodríguez na vaga de Osvaldo González, e optar por mais um meio campista (Guillermo Marino) ao invés de 3 atacantes. Aí teríamos um 4-4-2 menos flexível, com Matías Rodriguez e Mena nas laterais, e um losango de meia cancha formado por Marcelo Díaz, Charlles Aranguiz, Guillermo Marino e Gustavo Lorenzetti.


Se no atual torneio Clausura chileno, o atacante Francisco Castro é o goleador da la "U" na competição com 8 gols marcados, Eduardo Vargas lidera a artilharia da Copa Sulamericana com 7 gols. Confira:


O técnico Jorge Sampaoli e o enganche argentino Gustavo Lorenzetti opinaram sobre o Vasco:
"Jogaremos contra a melhor equipe do Brasil, temos que estar bem compenetrados na partida para tentarmos ser protagonistas contra uma equipe que é muita rápida, vertical e que seguramente buscará ser intransponível como local" (DT Jorge Sampaoli)

´´É o rival mais complicado que teremos. É muito agressivo quando de posse da bola e possui jogadores muito bons. Temos que estar 100% se quisermos obter um bom resultado." (Lorenzetti)



Confira agora o primeiro post que publiquei sobre a Universidad de Chile quando o time chileno se classificou para enfrentar o Flamengo dentro desta mesma Copa Sulamericana 2011:




Apesar de ter sofrido por vários anos convivendo com derrotas ao jogar no Brasil como visitante, inclusive uma derrota histórica para o Flamengo, quando foi goleada por 7x0 em confronto válido pela Copa Mercosul de 1999, nas últimas seis partidas que disputou em território brasileiro, a Universidad de Chile, só saiu de campo derrotada uma vez: Foram 4 empates, uma vitória, e uma derrota, nas últimas seis visitas ao nosso país.



Vale destacar que contra o Flamengo, pela Copa Libertadores 2010, a la “U”, então dirigida por Gerardo Pelusso, e comandada dentro das 4 linhas, pelo argentino Walter Montillo, conseguiu um empate (2x2) e uma vitória (3x2), jogando contra o rubro-negro carioca, em pleno estádio do Maracanã.


Restando ainda cinco rodadas para o término da primeira fase do torneio Clausura Chileno, a Universidad de Chile, após vencer o “Unión La Calera” por 3 a 2, se classificou para os playoffs do torneio Nacional, lidera a competição com 32 pontos em 12 jogos, 10 pontos a mais que o Colo Colo e o Audax Italiano (ambos dividem a segunda colocação com 22 pontos cada), e segue firme na busca do bicampeonato.


Os artilheiros da la “U” no atual Clausura são o atacante Francisco Castro (7 gols), o meia de criação Gustavo Lorenzetti (6 gols), e o veloz atacante Eduardo Vargas (5 gols). O time comandado por Sampaoli conquistou o torneio Apertura realizado no primeiro semestre de 2011, e o artilheiro da equipe na competição foi o atacante Gustavo Canales com 11 gols assinalados.


A la “U” dirigida pelo argentino Jorge Sampaoli, começou o Clausura de forma arrasadora, conquistando 9 vitórias consecutivas, mas caiu um pouco de produção a medida em que dividiu as atenções com as partidas válidas pela Copa Sul-Americana, já que passou a mesclar titulares e reservas nos confrontos nacionais.


Depois do destacado bom início dentro do campeonato nacional, “los azules” empataram por duas vezes antes da vitória sobre o “Union La Calera” na última rodada: Santiago Wanderers (1x1) e Deportes Iquique (2 x 2)


Jogadores da Universidad de Chile, equipe protagonista na posse de bola e que busca recuperar a marca recente de 10 situações de gol criadas por partida, declararam que estão bem fisicamente, portanto, em plenas condições para suportar bem os 90 minutos contra o Flamengo, no estádio Olímpico João Havelange, nesta quarta-feira as 21h50min.


O DT Sampaoli tem organizado taticamente a Universidad de Chile variando entre o 4-3-3 (4-2-1-3), o 3-4-3 (3-3-1-3), e destacadamente o 4-4-2 (4-3-1-2) com variação para o 3-5-2 (3-4-1-2).


Assim “los azules” vem atuando dentro da Copa Sul-Americana 2011:


Na fase “local” da Copa Sul-Americana, contra o também chileno, Deportes Concepción, a la “U” se classificou para a fase seguinte após empate por 2 a 2 e vitória por 2 a 0.


Depois, contra as equipes uruguaias, Centro Atlético Fênix, e Nacional de Montevideo, a Universidad de Chile obteve 3 vitórias e um empate. Marcou 4 gols e não sofreu nenhum, destacando até aqui uma boa solidez defensiva do time dirigido por Sampaoli.


 Registrando que no atual torneio Clausura chileno a Universidad de Chile é com folga, a defesa menos vazada, pois sofreu 8 gols, enquanto que no segundo posto, com 13 gols sofridos cada um, estão empatados o Cobreloa, o Deportes La Serena, a Universidad Católica, e Unión Española.


Gustavo Lorenzetti será "outro Montillo" no caminho rubro-negro?


O Flamengo deverá ficar atento ao canhoto enganche argentino Gustavo Lorenzetti, 26 anos, 1,64 de altura, cria do Rosário Central, que apresenta como principais qualidades o bom passe vertical, destacado arremate de fora da área, satisfatória visão de jogo para organizar a equipe a partir da meia cancha, e habilidade em velocidade.


Confira lances do canhoto enganche argentino, Gustavo Lorenzetti:



Diagramas táticos ilustrativos


Possível escalação da Universidad de Chile com base no 3-4-3(3-3-1-3)



(25)Johnny Herrera; (2)Marcos Gonzalez, (4) Osvaldo Gonzalez e (13)José Rojas; (20)Aranguiz, (21)Diaz e (3)Mena; (22)Lorenzetti; (16)Castro, (17)Vargas e (11) Gallegos.

Provável escalação da Universidad de Chile contra o Flamengo, com base nos mesmos nomes e esquema tático(4-3-1-2 com variação para o 3-4-1-2) utilizados frente ao Nacional de Montevideo, no Uruguai:

(25)Johnny Herrera; (6)Matías Rodríguez, (2)Marcos Gonzalez, (4)Osvaldo Gonzalez e (13)José 'Pepe' Rojas(capitão); (20)Charles Aránguiz, (21)Marcelo Diaz e (3)Eugenio Mena; (22)Gustavo Lorenzetti; (16)Francisco Castro e (17)Eduardo Vargas.


Abaixo apresento um flagrante tático da Universidad de Chile em sua última partida contra o Nacional de Montevideo, evidenciando a flexibilidade de seu 4-3-1-2, que no transcorrer do jogo também ganha a forma de um 3-4-3 (3-4-1-2):


 
Elenco que possibilita protagonismo na posse de bola e versatilidade tática


A la "U" promove qualificadas tramas em velocidade a partir dos passes verticais (médios/longos) executados pelo seu enganche Gustavo Lorenzetti. Este meia argentino canhoto é o principal responsável por acionar os ágeis atacantes Castro e Vargas, para que estes se desloquem através de diagonais em direção a grande área rival. Lorenzetti também aciona o coringa de meia cancha, Aránguiz, que possui boa chegada a frente, e os "laterais azuis", principalmente, o bastante ofensivo, Eugênio Mena, pelo flanco esquerdo, gerando assim, tabelas e triangulações que caracterizam o volume de jogo da Universidad de Chile, equipe que busca tomar a iniciativa de jogo, porque é um time que deseja a posse de bola.

O camisa 2, Marco González, e o camiseta 4, Osvaldo González, são os nomes de referência para a conclusão em gol dentro da área adversária nas jogadas de bola parada executadas pela la "U", e a atual dupla de ataque titular, formada por Eduardo Vargas e Francisco Castro, possui bastante mobilidade ofensiva, com constantes deslocamentos pelos dois lados da grande área adversária, e recuando para se oferecerem como opção de tabela para os homens que chegam detrás, como, Lorenzetti, Charles Aránguiz, Mena, e Guillermo Marino, outro argentino de meia cancha, boa opção do DT Jorge Sampaoli. 


Vale destacar, além da provável escalação do habilidoso e veloz segundo atacante Eduardo Vargas, já conhecido dos rubro-negros*, a versatilidade tática de jogadores como Charles Aranguiz, que pode jogar em todas as posições de meia cancha, Matias Rodríguez, argentino cria do Boca Juniors, que pode atuar como lateral dos dois lados do campo, como zagueiro, e também como volante, e Alejandro Acevedo, que pode atuar como volante central ou zagueiro.
Outro argentino no elenco da la "U" é o volante Guillermo Marino, cria do Newell's Old Boys, e que costuma render melhor quando atua pelos lados do campo, apesar de originalmente ser um meia de criação.
* O atacante Eduardo Vargas atuou contra o Flamengo na Copa Libertadores 2010, e nesta Sul-Americana 2011 é o vice artilheiro da competição com 3 gols assinalados até  o momento.
Outros jogadores que também atuaram contra o rubro-negro carioca na Libertadores 2010, foram: O argentino lateral direito e volante, Matías Rodríguez, e o atual capitão do time, zagueiro e lateral esquerdo, José 'Pepe' Rojas.


Vice artilheiro no torneio Apertura 2011 com 11 gols marcados, o atacante argentino naturalizado chileno, Gustavo Canales (cria do Gimnasia y Esgrima La Plata), em fase final de recuperação de uma lesão no tendão de Aquiles, não viajou nesta segunda-feira com a delegação da Universidad de Chile para o Rio de Janeiro, e portanto, está fora do primeiro confronto contra o Flamengo.
Segundo o diário chileno "El Mercurio" o motivo da ausência de Canales na delegação que viajou hoje rumo ao Brasil, teria sido uma resposta do DT Sampaoli ao ato de indisciplina do jogador que ao saber que não seria escalado de início contra o Flamengo, teria deixado de participar de alguns exercícios durante o treinamento de "los azules".




“Os favoritos somos nós (…) nossa obrigação é buscar o resultado no Brasil, e aqui (...) É um rival que vem de vencer partidas ante adversários difíceis, porém, aqui somos ponteiros, estamos bem e recuperando jogadores(lesões). Somos um rival perigoso”.


(Jorge Sampaoli, DT Argentino que dirige a Universidad de Chile)


Sampaoli declarou ainda que se a la “U” lograr a posse de bola para através dela manter sua  qualificada intensidade de jogo, terá pela frente um Flamengo “acessível”, ou seja, um time que não costuma exercer forte marcação sobre os seus oponentes, pois geralmente deixa o adversário jogar.


A Universidad de Chile conta com 5 argentinos em seu elenco atual.



São eles:


- Matías Rodríguez (zagueiro/volante) - Formado na base do Boca Juniors.


- Gustavo Lorenzetti (enganche) - Formado na base do Rosário Central.


- Guillermo Marino (volante/meia) - Formado na base do Newell's Old Boys.


- Diego Rivarola (atacante) - Formado na base do River Plate.


- Gustavo Canales (atacante) - Formado na base do Gimnasia y Esgrima La Plata.



2 comentários:

Leonardo disse...

Zanata, não sei se você concorda, mas, devidas as proporções, a Universidad de Chile parece já um discípulo do futebol do Barcelona. Marcação sufocante, toque de bola incessante... eu vi muita coisa do Barcelona no jogo de ontem.

Abraço!

ZANATA ARNOS disse...

Sim,concordo plenamente contigo! Inclusive, a la "U" usou o desenho tático 3-4-3 (3-4-1-2)com marcação adiantada, que é o mesmo desenho tático utilizado pelo Barça.
Obrigado pela atenção,e participação no blog.
Abração grande pra ti!