domingo, 12 de outubro de 2008

O camisa 8 está "morrendo na Base"- 2º parte


Um ótimo exemplo para ilustrar o conteúdo da primeira parte deste tema abordado pelo "camisa 8" é comparmos a escalação atual de meio-campo, tanto da seleção brasileira como da seleção argentina. ( confira painel ao lado)

Senão, vejamos:


Gilberto Silva x Fernando Gago

Josué x Javier Mascherano

Diego x Roman Riquelme

Kaká x Lionel Messi (empate em qualidade aí? Messi mais completo?)


Concorda?

Diz aí, o que acha?



A "luz no fim do túnel", estaria no São Paulo F.C ?
O técnico do São Paulo F. C , Muricy Ramalho teria orientado os profissionais que comandam as divisões de base do clube a não mais fazerem uso do esquema tático com 3 zagueiros, o popular 3-5-2, com o intuito de beneficiar o surgimento e principalmente a lapidação dos garotos com características de meias-armadores, aqueles que temos chamado aqui, de "camisa 8 clássico".
Sem o 3-5-2, o time passa a ter laterais com maior obrigação de marcação e assim o time abre espaço no meio-campo para a escalação de apenas dois volantes e a inclusão de um meia armador nato, que saiba fazer a bola "andar" ao invés de correr com ela , saiba cadenciar o jogo quando preciso e tenha facilidade de fazer lançamentos longos para os atacantes.
E na frente, ainda haverá espaço para 1 meia-atacante (confundido muitas vezes com meia armador) e dois atacantes de ofício.







Nenhum comentário: