quinta-feira, 9 de outubro de 2008
O camisa 8 está "morrendo na Base"- 1º parte
Quem foi o último grande meia-direita, aquele "armador clássico", titular da seleção brasileira ?
Na Copa de 1986, ainda tinhamos o doutor Sócrates .
E depois dele ?
Juninho Pernambucano foi preterido pela "família Scolari" e foi "banco de luxo" para o tal "quadrado mágico" do Parreira em 2006.
Alex, ex-palmeiras e hoje "Turco" poderia muito bem ter jogado nesta função em 2002, 2006 e ainda hoje, nesta seleção brasileira que está indo jogar contra a "poderosa" Venezuela , tendo um meio-campo formado por 3 volantes: Gilberto Silva, Josué e Elano.
Em uma série de matérias para o jornal "O Globo", os jornalistas Fábio Juppa e Maurício Fonseca, apontaram algumas questões que há alguns anos vem "matando o camisa 8 na Base":
1 - Nas divisões de base, os jovens talentos deixam de lado o aspecto lúdico do jogo, a espontaneidade do drible, para se enquadrar em padrões táticos que robotizam as ações.
2 - Nos juvenis já estão jogando no esquema 3-2-5. O meia com características brasileiras, tipo Gérson, não tem função neste esquema. São três zagueiros, dois alas, dois volantes, um jogador de criação (meia-atacante) e dois atacantes típicos.
- O Brasil não forma mais meias, aquele jogador que organiza o time e sem a realização dos coletivos, o jogador perde a noção de profundidade, só usa o espaço curto - adverte Paulo Autuori, atualmente técnico do Al-Rayyan, do Qatar.
3 - O coletivo também perdeu espaço para o chamado "treino alemão", realizado em campo reduzido com quatro a oito jogadores de cada lado, um febre entre os técnicos.
Objetivo: aprimorar a combatividade e a desmarcação com toques rápidos.
A seleção brasileira não faz outra coisa quando está em Teresópolis, e, para o técnico Evaristo de Macedo, não é á toa que atualmente poucos jogadores dominem noções básicas do futebol:
- O trabalho específico é necessário, mas, se você deixa de praticar o jogo, fica difícil. Daí, os problemas de posicionamento.
Mais: http://www.oglobo.com.br/esportes
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