terça-feira, 21 de outubro de 2008

O treinador Muricy Ramalho, elogia o jovem meia armador Oscar e propõe mudanças nas categorias de base do São Paulo, para salvar o "camisa 8 clássico"

Oscar, meia armador são paulino de apenas 16 anos, mas que já treina entre os profissionais no C.T do São Paulo.


O treinador do São Paulo, Muricy Ramalho, participou de um ótimo e “didático” bate-papo no programa “Arena Sportv”, no dia 21 de outubro de 2008, falando sobre o porque de não formarmos mais camisas 8 e 10, com frequencia nas divisões de base dos clubes brasileiros.

Para Muricy Ramalho:

1 - Um dirigente jovem quando assume uma categoria de base como, por exemplo, a categoria infantil de um clube grande , tem como objetivo maior querer mostrar "trabalho" e galgar cargos de diretoria( ganhar títulos na base para ascender profissionalmente ), acaba pressionando a comissão técnica da base, para montar esquemas ditos "competitivos" como o 3-5-2 e assim, acabam "matando" a formação de garotos que joguem como típicos meias armadores, os clássicos camisas 8 e 10.

2 – A patir desta observação, Muricy Ramalho orientou a diretoria do São Paulo que começou então, há 2 anos a implementar mudanças no esquema tático das divisões de base ( retornando ao 4-3-3 e 4-4-2 ) e atestou que tal medida já está surtindo efeito .
Como exemplo, Muricy Ramalho cita o jovem meia-armador Oscar de apenas 16 anos de idade: "Oscar é um camisa 8 clássico, que inclusive já está recebendo uma atenção especial lá no C.T do clube".

3 - Muricy Ramalho não vê problema algum de um time jogar com dois volantes e dois meias armadores e mesmo assim continuar competitivo.

4 - Para Muricy Ramalho, os argentinos ainda produzem, em enorme quantidade, meias armadores com as qualidades e as características clássicas, que tínhamos em profusão por aqui no Brasil, até a década de 80, porque não alteraram as formas de lapidar e formar jogadores em suas divisões de base, ou seja, respeitam as características de jogo ,que fizeram com que os garotos se destacassem ao ponto de chamarem a atenção deste ou daquele clube na argentina.

Nenhum comentário: